sábado, 18 de agosto de 2012

Modernismo


É todo o movimento cultural que influenciou a sociedade na primeira metade do século XX.
O modernismo influenciou a literatura, a arquitetura, o design, a escultura, e teatro e a musica moderna.
A base do movimento iniciou-se por conta de acharem que as artes já estavam ultrapassadas e teria a necessidade da inovação das artes plásticas, da literatura entre outros e assim chegando a um “progresso”.
A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido, ela é sinônimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante diversos.
No Brasil o movimento iniciou-se tardiamente, na década de 1920. Se destacou nesse movimento o grupo dos 5 constituído por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Pichia, Anita Malfatti.

Artistas que influenciaram no modernismo
Tarsila do Amaral – uma das suas obras que fez sucesso foi a “Antropofagia”.
Di Cavalcanti – Idealizou a Semana de Arte Moderna.
Anita Malgatti - uma de suas obras causou polemica no Brasil, “O Homem Amarelo”.
Destacaram-se nesse movimento as teorias de Freud. Toda realidade subjetiva fazia relação a instintos e reações básicas.

 

Semana de Arte Moderna (Semana de 22)
Aconteceu em São Paulo, em 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal da cidade. Essa exposição representou uma renovação, a arte passou da vanguarda para o modernismo. Pregava a valorização da cultura nacional e a introdução da Arte Moderna no Brasil. O que levou a criação dessa semana de arte foi o clima de tensão entre os conservadores e os modernistas tendo então a necessidade de firmar o movimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário